Diferença entre empregado e trabalhador


Também é muito importante diferenciarmos o empregado do empregador.
Empregado é todo trabalhador, que mediante um contrato de trabalho, oneroso e sinalagmático, predispõe-se a vender, por um salário, sua força produtiva a outrem, ou seja, empregador, de forma subordinativa e não eventual.
Trabalhador é todo indivíduo, que mediante o ajuste de determinado preço, predispõe-se a vender sua força de trabalho a outrem, de forma autônoma e eventual.
Assim, o elemento principal que distingue o empregado e o trabalhador autônomo é a subordinação, ou seja, empregado é trabalhador subordinado, trabalhador autônomo trabalha sem subordinação, para alguns doutrinadores é aquele que trabalha por conta própria, sendo que subordinado só pode ser aquele que trabalha por conta alheia.
Já o elemento principal que distingue o empregado e o trabalhador eventual é a não eventualidade, ou seja, é o trabalhador admitido numa empresa para prestar desenvolver serviços não coincidentes com os seus fins normais. Sendo assim trabalhador eventual é o ocasional, esporádico, que trabalha de vez em quando.

Assim, concluímos que o trabalhador autônomo e o trabalhador eventual não possuem vínculo empregatício, diferentemente do empregado que preenche todos os elementos que caracterizam a relação empregatícia.

Comentários